Miopia pode levar à cegueira

Em 10 Fevereiro 2021  A SOBLEC - Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria alerta que a OMS prevê uma epidemia de miopia em 2050- em que metade da população mundial apresentará miopia (hoje a proporção é em torno de 25%).

Alerta

A conscientização está entre as medidas tomadas pela comunidade oftalmológica:
"Alcançar o público em geral e levar esclarecimentos sobre a realidade da miopia são prioridades. Criar uma consciência coletiva sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce sobre o tema e assim ajudar a evitar problemas mais sérios como até a perda da visão", destaca a presidente da SOBLEC, médica oftalmologista Tania Schaefer.

A miopia

A miopia se caracteriza pela dificuldade de enxergar de longe e dependendo do grau de progressão pode evoluir para outras patologias como catarata, glaucoma e descolamento de retina . A doença é relativamente simples se leve ou moderada, mas quadros graves estão associados a um risco de descolamento da retina, catarata precoce, degeneração macular e glaucoma.

Estudos especializados mostram que, além da predisposição genética e o aumento do tempo gasto em ambientes fechados, a miopia está avançando entre crianças e adolescentes por conta das muitas horas com os olhos grudados em telas digitais.

O diagnóstico da miopia é de responsabilidade do médico oftalmologista, único profissional habilitado para prescrição do tratamento mais adequado a cada paciente. Contamos com as seguintes terapias para evitar o aumento do grau da miopia: o uso de colírio de atropina com dosagens mínimas, óculos com lentes especiais e algumas opções de lentes de contatos. Entre elas, as lentes de Ortoceratologia usadas durante a noite (o tratamento acontece durante o sono). Nessa técnica temos correção do grau e redução da progressão da miopia.

Consulte um oftalmologista para avaliar qual a melhor medida da prevenção da progressão da miopia no seu caso.